Como automatizar o engajamento de clientes no seu produto

Como automatizar o
engajamento de clientes no
seu produto

Sempre falamos por aqui da importância de investir em ferramentas para manter os clientes engajados. E, sim, vamos sempre ‘bater’ incansavelmente nesta tecla, pois, é essencial um envolvimento efetivo e contínuo dos usuários, que, além de gerar uma boa taxa de frequência no seu site, faz com que ele interaja com o produto ou mesmo retorne, gerando, inclusive, novas assinaturas e/ou upgrades.  

Bom, já sabemos que uma das grandes dificuldades em conservar este consumidor envolvido está atrelada à falta de tempo ou mesmo de recursos financeiros, pois para muitas empresas isso significa ter um profissional responsável integralmente por esse relacionamento junto aos clientes. Mas, isso não é totalmente uma realidade. Hoje é possível automatizar a maior parte deste processo, inclusive programando diferentes tipos de conteúdos, interações e feedbacks.  

Mas, como? Vamos trazer aqui algumas maneiras que visam te ajudar a automatizar o engajamento junto aos seus clientes SaaS. Vamos lá!?

Otimizar a comunicação

Provavelmente você já sabe da importância de entregar aos usuários produtos e/ou serviços SaaS que proporcionem uma boa experiência de usabilidade, seja por meio da apresentação visual, da publicação de conteúdos atualizados e personalizados ou mesmo com ofertas atrativas. Mas, é fundamental automatizar sua comunicação de acordo com a persona.

Uma forma fácil de manter seus consumidores sempre por perto e engajados é o Changelogfy. A sua empresa poderá personalizar um widget dentro do site, otimizando as atualizações dos seus produtos e/ou serviços. Entre as outras opções que o changelogfy permite estão: compartilhar seus conteúdos no formato de linha do tempo, mostrando aos usuários que sua equipe está sempre trabalhando no produto; agendar data e hora de postagens ou suas notas de versões, determinando até quando ficarão visíveis etc.

É possível ainda automatizar – de acordo com públicos de interesses - posts de destaques, publicações-chaves de blogs/hotsites ou ações pontuais.

O que há de novo?

Não é um hábito do usuário retornar – espontaneamente - à página para verificar se foi ou não publicado algo novo. Por isso, é sua tarefa comunicar quando há uma nova atualização. A interface Changelogfy conta com duas opções de formatos: pop-up e barra lateral e traz uma ferramenta – ícone no formato de bola vermelha que treme – para chamar a atenção do cliente toda vez que tiver uma novidade. Você pode automatizar diferentes formatos de conteúdos: postagens completas, imagens, vídeos, exemplos de código, entre outros. Neste sentido, não precisa redirecionar os usuários para uma página externa, o que muitas vezes faz com que eles não retornem mais ao seu site!

Outra possibilidade do software é notificar automaticamente os usuários que se inscreverem para receber as atualizações do produto/serviço diretamente nas suas caixas de entrada.

Bate-papo com os clientes

Manter um canal de comunicação sempre disponível quando o cliente tiver dúvidas. Isso é sem dúvida um diferencial! Nele você pode automatizar respostas para as dúvidas mais recorrentes ou mesmo criar um banco de dados que poderá implementar na evolução de produtos ou futuros projetos.

A Changelogfy conta ainda com o Slack, uma ferramenta de integração que facilita a comunicação entre as equipes da empresa. No caso, sempre que os profissionais de desenvolvimento colocar um item novo no changelog, automaticamente as equipes pertinentes ao processo são notificadas. Uma experiência que agiliza a produtividade e tempo – leia também ‘Como utilizar notas de atualização para seu time interno’.

O objetivo do Changelogfy é agregar valor às empresas, produtos e serviços SaaS, com integrações automatizadas para melhorar a experiência dos clientes e facilitar a comunicação. Esteja sempre perto dos seus usuários! Crie agora mesmo seu changelog gratuitamente.