Home Office: Dicas para manter a produtividade e comunicação em dia.

Home Office: 
Dicas para manter a produtividade e comunicação em dia.

E verdade seja dita, pensar em produtividade trabalhando remotamente era algo inacreditável para muitas pessoas. Entregar resultados e manter os profissionais engajados é ainda menos provável. Mas, diante de ações para conter a pandemia Covid-19, não teve outro jeito, adotar o home office virou uma realidade para muitas empresas, que suspenderam suas atividades presenciais e, mesmo não tendo a expertise em gerir uma equipe à distância com a missão de mantê-la produtiva, contam com a agilidade da internet, dispositivos e sistemas – como softwares de integração – a seu favor.

Vamos trazer neste post importantes dicas de como manter e/ou promover um bom engajamento e comunicação no escritório virtual. Vamos lá!

Desenhe uma rotina de trabalho

Para os ‘iniciantes’ nesse modelo de job, é preciso reforçar que home office não é dia de folga ou férias. Então, já estabeleça uma carga diária de trabalho, respeitando, inclusive, um tempo para descanso como o almoço ou ‘o cafézinho’. Mantenha um cronograma de prazos e entregas, assim estará sempre alinhado às demandas da empresa.

Se você mora com outras pessoas, avise sobre sua rotina de trabalho e, se possível, troque de roupa, ficar, por exemplo, de pijama faz com que o seu cérebro entenda que está em um momento de lazer.

Um espaço dedicado para ser o ambiente de trabalho

O sofá ou cama definitivamente não são os locais apropriados para trabalhar. Assistir televisão ou alternar a tela do computador com o celular também não ajudará a manter a produtividade. Um lugar adequado com mesa-cadeira pode ainda evitar futuros problemas de coluna. E, se possível, durante o trabalho, fique isolado de tudo que poderia tirar a sua concentração.

Comunicação é essencial

O grande desafio do escritório virtual é manter um envolvimento diário e alinhado entre todos os colaboradores, respeitando as tarefas, entregas e prazos. Concorda? Podemos dizer que esse é o coração do negócio, seja no trabalho presencial ou no ambiente remoto. E, se por vezes essa comunicação tem ruídos quando estamos ali trabalhando lado a lado, o que dizer quando existe um distanciamento físico. Mas, calma, tem solução e é mais simples do que imaginamos.

Um computador ou notebook, uma boa internet e uma rotina bem clara são, sem dúvida, requisitos básicos para manter a produtividade. Mas, um canal de comunicação eficiente é fundamental para que todos estejam na mesma página ou mesmo evitar re-trabalhos.

Um dos meios para garantir uma comunicação assertiva, principalmente entre os profissionais que atuam com produtos ou serviços SaaS, é criar um changelog. O sistema possibilita um ambiente que sustenta todo o processo de comunicação entre as equipes, permitindo o compartilhamento de atualizações de notas de versões internas, podendo segmentar de acordo com diferentes usuários e interesses - marketing, comercial, área técnica e líderes da empresa. De forma simples e rápida, a Changelogfy é hoje uma opção de ferramenta de integração, que, aliada ao sistema Slack, ajuda a dividir todas as ações da equipe seja presencialmente ou que trabalha remotamente, no caso, sempre que alguém alterar, atualizar ou iniciar um novo projeto, automaticamente as partes interessadas serão notificadas e poderão agir simultaneamente na evolução do projeto, o que garantirá um maior engajamento, mesmo em um ambiente remoto.

Mantenha uma rotina saudável

Estar em casa pode fazer com que pulemos algumas etapas importantes para manter uma mente saudável e produtiva. Acordar e já ligar o computador pode - em um período médio-longo prazo - criar um quadro de exaustão mental. Por isso, adote uma rotina que agregue conforto e prazer ao seu dia a dia. Pode ser desde tomar café da manhã com sua família, passear com o cachorro ou fazer exercícios. Manter uma vida equilibrada é, sem dúvida, o segredo para ter mais qualidade de vida!

O objetivo do Changelogfy é agregar valor às empresas, produtos e serviços SaaS. Crie agora mesmo seu changelog gratuitamente.
Gostou do artigo! Compartilhe e faça essas dicas chegarem a mais pessoas!

Até mais!