Saiba quais são as principais métricas do SaaS

Saiba quais são as principais métricas do SaaS

Já falamos algumas vezes aqui no blog sobre a importante tarefa de definir KPIs - Key Performance Indicator consistentes e com foco no crescimento do negócio, usando esta ferramenta na gestão da sua equipe interna, bem como para aumentar o engajamento de produtos e serviços SaaS e, consequentemente, conquistar e reter clientes.

Neste caso, mais do que traçar estratégias, é necessário acompanhá-las de perto e, se for necessário, mudar o percurso, por isso, definir métricas claras e assertivas é fundamental para tomar decisões inteligentes, principalmente quando atuamos em um mercado como o do SaaS, que está em constante evolução e conta com uma acirrada concorrência. Neste artigo, vamos trazer as principais métricas para identificar se o seu negócio está no caminho certo ou se precisa calibrar os indicadores-chaves.

Saúde financeira

Sim, seja qual for o mercado de atuação ou o tempo de existência, a receita da sua empresa é sem dúvida o principal indicador se o que está fazendo hoje está trazendo ou não resultados. Desenhar métricas a curto e longo prazos sobre os objetivos de faturamento, novas assinaturas de serviços (MRR - Monthly Recurring Revenue) ou mesmo qual é a taxa de churn - porcentagem de cancelamento de assinaturas – é aceitável, entre outras aditivos no negócio de SaaS, é fundamental para fazer a engrenagem rodar e, sem dúvida, obter lucro com o negócio.

Para não ter surpresas negativas ao fazer os balanços financeiros da empresa, dedique-se a manter seus clientes sempre felizes. Nossa sugestão é investir em uma ferramenta de atualizações de notas, como o Changelogfy, onde poderá manter todos na ‘mesma página’ e ajudar sua equipe entender quais são as preferências dos usuários, as dificuldades ou como envolve-los na evolução do produto e/ou serviço SaaS.

SaaS Product Marketing

Quando falamos em trabalhar com pessoas temos que ter em mente um negócio em constante movimento. De tempos em tempos, é necessário identificar as prioridades e necessidades dos nossos clientes. Já falamos recentemente sobre esse assunto – leia também ‘O que é marketing de produto – mas é sempre bom reforçar: sem uma eficiente estratégia de marketing de produto, que desempenhe o papel de engajar e fidelizar os clientes com o produto e/ou serviço SaaS, seu negócio não irá chegar aos usuários-chaves, podendo estar com os dias contatos. Parece trágico, não é mesmo? Mas, acredite, essa é uma realidade de muitas empresas que não colocaram o marketing como uma métrica para conhecer seus clientes.

O software Changelogfy permite que você mantenha seu usuário atualizado sobre o trabalho da sua equipe, estreitando a relação e, assim, deixando-os sempre por perto, fator importante na retenção de consumidores.

Prospectar e fidelizar

Sempre o cliente como nosso grande protagonista, que a cada dia estão mais exigentes e demandando uma relação mais próxima e humanizada, principalmente nos negócios SaaS, que atuam 100% no âmbito online. Você sabe dizer hoje como está sua métrica de satisfação do cliente, seja com a sua empresa, com seus funcionários ou o produto/serviço que está desenvolvendo? Uma ferramenta mundialmente conhecida e utilizada em todos os segmentos, o Net Promoter Score – criado por Fred Heichheld em 2003 – pode ajudar nesta tarefa, já que funciona como um indicador para medir a lealdade do cliente, o que ajuda a criar insights para conduzir um projeto e alinhar a estratégia junto aos usuários-chave.

Mas, se a ideia é acompanhar o nível de felicidade dos seus clientes de forma mais instantânea e, por que não, diariamente, o Changelogfy mantem um relatório atualizado dos feedbacks dos usuários, o que possibilita detectar os clientes-chaves e, assim, criar ações de fidelização e prospecção, bem como agir sobre os que não interagem, visando um maior engajamento, pois o software permite personalizar o conteúdo e acompanhar as suas reações.

Engajamento


Muito temos falado de engajamento, isso porque ele é um dos principais indicadores para medir se sua empresa está no caminho certo. Sua equipe pode até oferecer um conteúdo de qualidade e que tenha relevância, mas se não ter um efetivo envolvimento dos seus usuários tudo será em vão.

Um grande aliado para construir um relacionamento mais próximo e de longo prazo com os clientes é usar o changelog, que possibilita que você compartilhe de forma fácil e ágil as últimas notícias e versões do seu produto com os usuários, bem como deixando-os sempre atualizados sobre melhorias e correções de bugs, por exemplo, sendo  uma plataforma com foco no crescimento contínuo do engajamento, possibilitando a retenção e, claro, o aumento de leads.

O objetivo do Changelogfy é agregar valor às empresas, produtos e serviços SaaS. Crie agora mesmo seu changelog gratuitamente.

O que você achou do artigo?! Deixe um comentário ;)