Como diferenciar um produto SaaS da concorrência

Como diferenciar um produto SaaS da concorrência

Quando o assunto é otimizar os processos de produtos e serviços no universo online, os especialistas de TI já pensam em SaaS – Software as a Service, uma solução que oferece uma série de vantagens em comparação aos tradicionais softwares, que necessitam de grandes espaços de armazenamento, altos investimentos com o pagamento de licenças, atualizações e constantes manutenções. Não é a toa que a concorrência entre SaaS vem crescendo de forma acelerada nos últimos anos.

BENEFÍCIOS DO SAAS

Muitas empresas estão implementando esse sistema que traz, além de um menor custo de investimento, benefícios operacionais como acessá-lo de qualquer lugar ou aparelho (celular, computador, tablet etc), já que está hospedado em uma nuvem, basta estar conectado à internet. Neste modelo SaaS, as atualizações são feitas automaticamente, o serviço pode ser ainda customizado às necessidades do cliente e integrado de forma inteligente a outros sistemas existentes.

Tudo isso proporciona mais praticidade, agilidade e usabilidade, e, consequentemente, uma maior competitividade.

COMO CRIAR DIFERENCIAIS

Buscar alternativas para se posicionar entre os primeiros colocados na preferência dos clientes é importante, aliás, essencial para o sucesso do seu negócio. Vamos citar três passos estratégicos que poderão ajudá-lo:

  • Mercado-alvo: como seu concorrente está agindo e quais os seus diferenciais? É importante monitorar os players concorrentes para traçar sua presença no mercado, determinando um plano de ação e inovação na conquista e retenção de leads.
  • Clientes: Quem são seus clientes? Quais suas principais preferências, qual o horário que estão online, quais conteúdos consomem, onde moram, idade, gênero? Estes traços são as características principais da sua "persona".  
  • Comunicação: a partir do momento que identificar a persona - seus cliente potencial - poderá direcionar sua comunicação, segmentando para um, dois e ou até três grupos diferentes. Por exemplo: se o seu público-alvo é, em sua maioria formado por, homens, 25-35 anos, brasileiros, que acessam a internet entre 22h-02h e curte música eletrônica, você precisa personalizar o conteúdo para esta pessoa.  

    Vale destacar que querer atingir todos os perfis de uma única vez e com a mesma comunicação não traz relevância e envolvimento, levando em conta que as pessoas são impactadas diariamente por diferentes temas e de diferentes formas.
  • Engajamento: agora que você sabe da importância de conhecer o mercado, seu público, e a importância de ter uma comunicação segmentada e que agregue valor, o próximo passo é se envolver com seus usuários. Para estreitar relacionamento com usuários, é importante oferecer conteúdos atualizados e de qualidade em diferentes plataformas, como sites, redes sociais, blogs, e depois, e, o mais importante, incluí-los nas atualizações e novidades dos seus produtos.

De forma inteligente e intuitiva, a Changelogfy oferece uma solução que permite que seus usuários estejam sempre conectados com as últimas notícias e atualizações do seu produto, possibilitando a retenção e aumento de leads. Essa ferramenta faz a ponte entre você e seus clientes, direcionando suas novidades e o que e como quer que eles saibam e interajam com elas.

Como você diferencia seus serviços dos concorrentes? Comente aqui!