Como fazer com que os assinantes do blog leiam seus novos posts?

Como fazer com que os assinantes do blog leiam seus novos posts?

O blog é uma excelente ferramenta de comunicação, que visa fortalecer a relação com os clientes e mantê-los sempre informados do que acontece com sua empresa e/ou produto e serviço. Mas, existe um grande desafio a ser vencido: como fazer meus leitores lerem os meus posts e/ou conquistar novos assinantes?

Acredite, a solução desta equação é o grande divisor de águas entre ter ou não um blog que gere resultados. Fazer com que a pessoa dedique um tempo para ler seus artigos vai muito além de escrever e publicar. Requer um grande investimento de tempo e agregar à publicação ações estratégicas tanto em como abordar os conteúdos quanto a forma como serão apresentados aos leitores.

Vale ressaltar que, uma vez que o usuário sai da página, fazê-lo voltar exige um esforço redobrado, imagine levá-lo ao seu portal. Vamos dar algumas dicas de como aumentar o tráfego e, consequentemente, a taxa de leitura e conversão ao site. Continue com a gente!

Conteúdo rico

Você elabora periodicamente conteúdo, mas o tráfego do seu blog indica que ninguém lê o que você está escrevendo? Escolha temas atuais e relevantes para os leitores. E, como já falamos por aqui, é fundamental saber quem são eles: quais os hábitos quando acessam a internet, qual o gênero, idade, onde moram – leia também ‘Saiba como aumentar o engajamento dos seus usuários’.

Para isso, é preciso mapeá-los. Não sabe como? A Changelogfy mantém um relatório de reações e feedbacks dos usuários. A ferramenta demonstra o comportamento do cliente em sua página, criando um banco de dados que poderá ser usado pelas suas equipes de marketing, produto e comercial.

Use a criatividade ao postar

Se dedique a proporcionar uma boa experiência de navegação ao usuário. Para isso, use e abuse em seus conteúdos de diferentes recursos - textos, imagens, manchetes relevantes, vídeos, entre outros – e formatos – banner, barra lateral, pop-up, links para baixar e-book etc. Uma forma muito utilizada por empresas que querem melhorar o envolvimento é personalizar um widget dentro do seu site - saiba mais em nosso artigo ‘Como automatizar o engajamento de clientes no seu produto’.

Chame a atenção do cliente para as novas postagens

O usuário precisa ser incentivado o tempo todo sobre as novas postagens. Um recurso fácil é utilizar o Call to Action (chamada de ação), muito utilizado por portais para direcionar o cliente. Você poderá usar termos já padrões, como ‘saiba mais’ ou ‘clique aqui’. Ou criar algo que converse com sua comunicação.

A Changelogfy conta com uma interface que poderá ser implementada com um ícone - bola vermelha que treme – visando chamar a atenção do cliente toda vez que tiver uma novidade.

Use outros canais de comunicação

E-mail – essa tradicional ferramenta ainda pode ser muito útil, se o cliente cedeu seus contatos, está ciente e autoriza receber informações sobre sua empresa/produto/serviço. Agora, é sua vez de enviar conteúdos relevantes para incentivar a abertura do e-mail e encaminhá-lo ao seu blog. Para isso, além de uma arte criativa, insira botões de ações (ex: ‘leia mais’ – ‘descubra o que preparamos para você’ etc).  Mas, cuidado com as armadilhas para não cair na caixa de spam. Títulos com apelos comerciais e pontuações caem quase sempre no spam.

Redes sociais – ao formatar a estratégia de comunicação inclua uma linha de conversa entre todos os canais onde sua empresa/produto/serviço está presente. No caso das redes sociais – facebook, instagram, linkedin etc – poderá incluir chamadas com link do site/ blog com a chamada de ação (CTA).

Newsletter – além de ser um ótimo recurso para manter um banco de dados sempre atualizado, a newsletter é uma forma de se comunicar de forma estratégica.

Changelogfy – plataforma interativa que possibilita compartilhar as novidades e atualizações com os usuários, melhorando a experiência e, consequentemente, o crescimento contínuo do engajamento. Seja assertivo ao proporcionar uma relação que agregue valor no dia a dia dos seus seguidores.

E, não se esqueça: esteja sempre conectado com seus clientes! Gostou do assunto? Clique aqui e receba mais informações sobre a Changelogfy ou crie agora mesmo seu changelog gratuitamente.

Até a próxima!