Comunicador interno no SaaS: qual o método correto para uma comunicação eficaz?

Comunicador interno no SaaS: qual o método correto para uma comunicação eficaz?

Muito temos falado sobre a importância de ter uma comunicação assertiva, não só junto aos clientes, mas entre os colaboradores da empresa, que, na maioria das vezes, agem como um ‘combustão’ para o crescimento e sucesso do negócio, principalmente no universo SaaS, que conta com uma grande velocidade de informações e mudanças.  Para isso, manter todos na mesma página é sinônimo de clientes satisfeitos e atualizados sobre o trabalho contínuo realizado na evolução de seus projetos.

É nesse momento que o comunicador interno é vital, tendo como funcionalidade principal o de ser um canal privativo para divulgar à equipe interna diretrizes sobre a empresa, o trabalho e informações relevantes, sendo uma estratégica ferramenta para a continuidade do negócio.  Atualmente contamos com diferentes formas de fazer essa comunicação, desde as mais tradicionais - jornal corporativo, boletins impressos ou virtuais, newsletter, mural e intranet - aos mais tecnológicos - como aplicativos e softwares, que trabalham como sistemas de gestão de informações, pois possibilitam acompanhar a entrega e avaliar a percepção das pessoas que recebem os comunicados internos.

Mas, qual método é o mais eficaz para integrar a equipe?

Assim como as formas tradicionais que falamos acima, o envio de e-mail ainda é o canal oficial de comunicação interna, mas não permite um acompanhamento em tempo real, com indicadores que vão desde a abertura do e-mail a avaliar se o conteúdo foi legível e alcançou o objetivo proposto, afinal, uma falha de comunicação pode gerar muitos contratempos, inclusive prejudicar a relação com os clientes. Neste caso, softwares se tornam muito mais eficazes, pois são comunicadores internos muito mais ágeis e possibilitam fazer um planejamento de quem, quando, como e o que irá comunicar, o que traz muito mais resultados.

Changelogfy: usada como comunicador interno

Um exemplo é a ferramenta de notas de versão de software e produto, a Changelogfy, que permite melhorar a comunicação junto ao time interno, otimizando os processos de informações e, claro, trazendo a solução para um contínuo entendimento e acompanhamento dos updates do projeto. O sistema é um verdadeiro aliado para manter os colaboradores engajados, de maneira planejada e com objetivos bem definidos. Veja abaixo os principais benefícios desta ferramenta:

Planejar: criar uma metodologia de comunicação, definindo periodicidade, grau de relevância, tipos de acessos por hierarquia, filtros, respostas, entre outros. Integrada ao sistema Slack, a Changelogfy agiliza os processos de comunicação entre as equipes, sendo possível agendar e acompanhar todo o processo através de uma timeline de fácil acesso e integração.

Segmentar: é possível atualizar a equipe sobre possíveis ajustes, novos projetos ou os próximos passos de forma segmentada e de acordo com os interesses de cada usuário - marketing, comercial, área técnica etc, além dos heads da empresa.

Integrar: com um processo fácil e rápido, sempre que alguém inserir um item novo automaticamente as partes interessadas serão notificadas, o que aumenta a produtividade e, consequentemente, melhora os resultados.

Acompanhar: você poderá criar relatórios de entregas e respostas, uma forma de ter um feedback em tempo real do entendimento da equipe sobre o que foi enviado/solicitado. E, caso alguém tenha dúvidas é possível abrir uma discussão no campo virtual, evitando longas reuniões presenciais e oferecendo mais agilidade ao processo.

Sobre a Changelogfy

C:\Users\Cidoka\AppData\Local\Microsoft\Windows\INetCache\Content.Word\4.png

A Changelogfy é um completo sistema que promove uma melhor experiência dos usuários com o seu produto e/ou serviço SaaS, pois a ferramenta ajuda a manter uma comunicação sempre ativa, de forma simples e eficaz. A ferramenta permite que você mantenha seu usuário atualizado sobre o trabalho da sua equipe, estreitando a relação e, assim, deixando-os sempre por perto, fator importante na retenção de consumidores. Além disso, a cada atualização de versão e notas do produto, é possível obter relatórios de reações e feedbacks, uma eficaz informação para que sua equipe tenha dados capazes de criar um mapa comportamental desde os clientes que mais interagem aos inativos, reduzindo a rotatividade de cancelamentos.

Já tem um changelog? Conecte-se com sua equipe e clientes de forma rápida e fácil. Crie seu changelog gratuitamente agora.

Gostou do artigo! Comente ;)