Coronavírus: como manter o corpo e mente saudáveis

Coronavírus: como manter o corpo e  mente saudáveis

Empresas, escolas e academias fechadas. A circulação proibida nos parques, praias e shoppings. Viagens canceladas. Até as gravações das novelas globais foram suspensas. Não dá para negar que pela primeira vez a rotina está fazendo falta. Mas, que tal re-organizar a vida e adquirir novos hábitos? Com um cuidado especial do corpo e da mente é possível passar por essa quarentena de forma muito mais tranquila e aproveitar esse momento em casa, com a família. Ou, se mora sozinho, com você!

Vamos dar algumas dicas para manter tudo sob controle!
Aproveite o post!

Consciência alimentar

Não é porque a sensação é de férias ou de feriado prolongado, principalmente para quem não está em home office, que vai sair comendo tudo que encontra pela frente. Muito pelo contrário. Um dos requisitos para diminuir a propagação da Covid-19 é reduzir a circulação, se limitando a poucas idas ao mercado e farmácia. Logo, o corpo tende a ficar mais sedentário e preguiçoso. E verdade seja dita, ser disciplinado ao ponto de manter uma rotina de exercícios diários em casa é para poucos. Se estiver trabalhando remotamente, é quase impossível!

Tenha como objetivo preparar alimentos frescos e que ajudem a fortalecer o sistema imunológico. Vale fazer uma consulta online com uma nutricionista para que possa incluir uma dieta rica e com alto teor de vitaminas, proteínas e minerais. Além disso, ter horário para tomar café da manhã, almoçar, fazer o lanche da tarde e jantar é imprescindível para manter o equilíbrio do corpo e, claro da mente. Ao dormir opte por um livro acompanhado de uma xícara de chá.

Atividade física

Não adianta impor uma série de exercícios para compensar ‘essa parada’ neste período de quarentena. Crie uma rotina que permita seu corpo e mente ir se acostumando aos poucos. Gradativamente poderá aumentar o tempo e a força das atividades físicas. Se forçar a barra, certamente no terceiro dia irá desistir.

Se mora em uma casa com quintal, pequenos esforços já fazem toda diferença, como fazer caminhadas - mesmo que circulares -, cuidar do jardim, brincar com o cachorro. Se estiver em um apartamento, de forma segura e com os itens de segurança, suba e desça as escadas de uma a três vezes ao dia, limpe os armários, arrume e desarrume o guarda-roupa. Já para quem precisa trabalhar, insira exercícios laborais e de alongamento pela manhã e ao final do dia.

Trabalhe a mente

Isso não quer dizer que você precisa estar 24 horas com os pensamentos a milhão e produzindo, muito pelo contrário. Manter uma mente saudável é equilibrar os momentos que ela precisa criar, desenvolver e interagir aos momentos de repouso e descanso, onde a ordem é silenciar. Para quem sofre de ansiedade, vale testar um desses aplicativos de meditação guiada ou de relaxamento. Já para as pessoas que definitivamente não nasceram para meditar a exaustão do corpo também é uma opção para produzir neurotransmissores relacionados à sensação de bem-estar e que ajudam a reduzir o estresse e ansiedade, como a serotonina e endorfina.

Aproveite o momento para relaxar

Sabe aquele livro (ou livros) que você nunca conseguiu terminar? Ou a lista imensa de séries e filmes atrasados? Talvez seja hora de colocar alguns hobbies em dia! Fazer uma receita antiga e, que por falta de tempo, nunca mais cozinhou. O que você fazia sempre e no turbilhão de coisas não faz mais? Aproveite sua casa, veja álbuns de fotos antigas. Você vai perceber quanto tempo fica fora e agora pode até colocar em prática pequenos prazeres que há muito não fazia!

Está em home office?

Uma das coisas que essa quarentena fez foi mudar a rotina profissional de muitas pessoas, que agora precisam se adaptar e organizar seus compromissos estando em casa. Já trouxemos aqui ‘dicas para manter a produtividade e comunicação em dia trabalhando de casa’, mas vale reforçar que é preciso tomar algumas providências para se adaptar rapidamente a esse momento.

Entre as dicas estão: separar um lugar exclusivo de trabalho - de preferência com uma mesa e cadeira -; combinar com a família seu horário de expediente; manter um cronograma de trabalho; e a comunicação em dia com a empresa, como, por exemplo usar aplicativos que permitam esse contato diário, como o  Changelogfy. O app permite que a equipe esteja sempre na mesma página e possibilita organizar as informações por assunto e interesses, onde são automaticamente notificadas sempre que alguma tarefa for concluída ou atualizada.

Notícias e redes sociais: com moderação

É muito importante se manter informado sobre o que está acontecendo, mas ficar ligado 24 horas aos telejornais que só estão noticiando sobre o coronavírus pode ser nocivo à sua saúde mental. Se atente aos fatos e esteja atualizado, mas desligue a televisão e vai conversar com sua família ou ler um livro. Ficar ligado 24h nas redes sociais também não ajudará no desenvolvimento da sua capacidade emocional e intelectual. Mais uma vez, se reinvente e busque outras formas de passar por essa pandemia de forma saudável e, ainda melhor do que estava antes de começar a quarentena.

Já tem um changelog? Se conecte com sua equipe e clientes de forma fácil e rápida. Crie agora mesmo seu changelog gratuitamente.

Gostou do artigo! Compartilhe!

Até mais!