Embaixadores da marca para o sucesso do produto e serviço SaaS

Embaixadores da marca para o sucesso do produto e serviço SaaS

No artigo anterior falamos sobre as principais métricas do SaaS, e, hoje resolvemos abordar um importante indicador que mostra se a sua empresa está no caminho certo: ter a lealdade do cliente.

No caso, qual é o grau de satisfação com as entregas realizadas pela sua equipe? Se amanhã aparecer uma outra empresa que presta o mesmo serviço por um preço mais atrativo, o que o seu consumidor faria? E, o mais importante, este usuário indica sua empresa para outras pessoas? No caso, qual é a taxa de novas assinaturas de serviços/produtos conquistadas através dessa relação?  

Sim, tudo isso para dizer mais uma vez que o cliente é o protagonista do seu negócio, sendo necessário investir constantemente não só para conquistar mais consumidores, mas, principalmente, para fidelizar, criando um vínculo que vai muito além do financeiro, uma parceria onde ele se torna o embaixador da sua marca.

Para ajudar nesta tarefa, selecionamos algumas táticas que empresas de SaaS fazem para fidelizar seus clientes. Boa leitura!

Cliente satisfeito

Cliente feliz é um vendedor do seu negócio. Por isso, é fundamental garantir que ele acompanhe a jornada de trabalho da sua equipe de produtos e de desenvolvimento, neste caso, não basta ser eficaz e entregar no prazo as tarefas propostas, é importante envolver o usuário no dia a dia, quando ele poderá ter a oportunidade de saber que o time trabalha constantemente para ele.

Comunicação ativa

Não é porque estamos falando de um relacionamento onde o principal contato acontece no universo online, que não é possível criar uma sólida base de comunicação com seu usuário e, por que não, mais humanizada. Para isso, mantenha canais sempre ativos, onde o cliente possa falar com seus colaboradores sempre que precisar, seja por meio de chatbots, e-mail, páginas sociais, fóruns ou um changelog, onde ele poderá além de acompanhar as atualizações de notas também dar a sua opinião sobre a evolução do produto e/ou serviço SaaS. Nesse ponto você conseguirá, por meio de ações pontuais, aumentar o engajamento e estreitar ainda mais essa relação.

Reconhecimento

Não adianta falar o quanto você é bom, a sua credibilidade acontece quando alguém fala bem de você. Esse é o principal papel do embaixador do seu produto/serviço: falar o quanto está feliz com o trabalho que é entregue. Vamos dizer que por meio de uma estratégia de comunicação assertiva e constantes ações de engajamento você, enfim, conquistou a lealdade e, principalmente, a confiança do seu consumidor, a ponto de ele se sentir confortável para indicar sua marca para outros prospects. Nesse ponto você acredita que chegou no ápice dessa relação, mas engana-se. É importante criar um programa de recompensas para esses usuários mais envolvidos, seja com o acesso a novos recursos, upgrades ou descontos. Ele precisa ser reconhecido como um promotor da sua marca.  

Como a Changelogfy pode te ajudar?

De forma fácil, simples e ágil, a Changelogfy é uma plataforma interativa que possibilita compartilhar as novidades e atualizações com os usuários, melhorando a experiência e aumentando o engajamento. Além disso, a ferramenta mantém um relatório atualizado dos feedbacks, possibilitando detectar os clientes-chaves e, assim, criar ações de fidelização e prospecção, bem como agir sobre os que não interagem, visando um maior envolvimento e retenção destas pessoas.

Crie agora mesmo seu changelog gratuitamente, basta se inscrever www.changelogfy.com. ;)