Entenda as principais estratégias para ter clientes satisfeitos

Entenda as principais estratégias para ter clientes satisfeitos

A primeira pergunta que devemos fazer quando queremos saber a ‘fórmula secreta’ para aumentar o faturamento mensal da empresa ou o MRR - Monthly Recurring Revenue, no caso, a receita gerada com as assinaturas de serviços, é: quais as preferências, dificuldades ou problemas que meus usuários estão tendo e como meu software pode ajudá-los a resolvê-los?

Ter ou não a resposta para essa importante pergunta revela o tipo de relação que está construindo com o seu cliente, pois, se a resposta é negativa precisará, de fato, de uma fórmula mágica para manter ou aumentar sua receita, mas, se hoje você senta no ‘banquinho do cliente’ e acompanha as suas prioridades estará à frente dos concorrentes leia também ‘Como diferenciar seu produto SaaS da concorrência’ – pois trabalha em sintonia com suas necessidades, um diferencial que ajuda a  manter clientes satisfeitos e, consequentemente, fidelizados.

Na corrida para não deixar cair a taxa de churn - porcentagem de cancelamento de assinaturas de produtos/serviços – são usadas muitas estratégias, mas, a principal sempre será a satisfação do cliente. Por isso, queremos trazer aqui algumas dicas estratégicas para criar um longo e sólido relacionamento, claro, para ambas as partes.

Negócio sob medida

Entendemos que quando o assunto é consumidor temos uma infinidade de prioridades e necessidades. Por isso, é importante mapear quem são seus clientes-chaves ou grupos de clientes-alvos. Isso possibilitará que você ofereça pacotes diferenciados e a preços competitivos e de acordo com as principais necessidades desses usuários, um fator importante de conversão de novos leads, bem como na tarefa de aumentar o envolvimento dos que já estão no negócio.

Lado a lado com o cliente

Outro ponto que queremos ressaltar e que já alertamos por aqui - Saiba como aumentar o engajamento dos seus usuários – é criar experiências positivas junto aos seus usuários e, para isso, o primeiro passo é incluí-los na evolução dos produtos e serviços. Ter uma plataforma onde poderá dividir cada atualização e escutar as opiniões e sugestões dos usuários torna a comunicação muito mais assertiva e clara. Uma aliada neste processo, a Changelogfy permite que você compartilhe de forma fácil e ágil as novidades e atualizações, o que permite estreitar a relação com seus usuários e, assim, conquistar a lealdade deles, fator importante na retenção de consumidores.

Fidelizando clientes

Os clientes estão mais exigentes, o que demanda das empresas ações mais efetivas para criar uma relação mais próxima e humanizada, principalmente nos negócios SaaS, que atuam 100% na esfera online. Sim, é importante dividir o que a equipe está fazendo e mostrar que todos estão ali, trabalhando continuamente para eles, mas, se o objetivo é fidelizar, você precisa surpreendê-los. A Changelogfy mantém um relatório atualizado dos feedbacks dos usuários, o que possibilita detectar os clientes-chaves e, assim, criar ações de fidelização e prospecção, bem como agir sobre os que não interagem, visando um maior engajamento, pois com a Changelogfy é possível personalizar o conteúdo e acompanhar as reações dos usuários - de forma privada ou por meio de um mural.

Esperamos ter ajudado a mostrar que não precisa de porções mágicas, mas um trabalho contínuo de relacionamento. Crie agora mesmo seu changelog gratuitamente, basta se inscrever – Changelogfy - e começar a falar com seus usuários.