Home office: como criar equipes de sucesso à distância?

Home office: como criar equipes de sucesso à distância?

Uma coisa é certa: o mundo nunca mais será o mesmo após a Covid-19. E no ambiente corporativo não está sendo diferente, já que muitas empresas tiveram que adotar o modelo home office da noite para o dia, na maioria dos casos sem um prévio planejamento, principalmente no que tange gerenciamento de equipes à distância.

Neste cenário, temos observado de um lado os colaboradores, que não tinham experiência em trabalhar remotamente e estão precisando fazer a autogestão do tempo entre a jornada profissional - com seus prazos e entregas - e a nova rotina em casa, que também foi drasticamente impactada, sem falar do lado emocional, abalado por essa crise sem precedentes. Por outro lado estão os líderes, que acostumados com a gestão presencial precisam manter o time motivado e engajado, lidando com o desafio de conduzir o trabalho virtualmente.

Mas, calma, pois sim, é possível criar um time de sucesso à distância! Muitas empresas já se adaptaram e implantaram novas estratégias de gerenciamento remoto com foco na produtividade, o que podemos chamar de revolução tecnológica no universo corporativo. Mas, como?

Se comunicar bem

Entre os muitos desafios enfrentados para administrar e manter uma equipe motivada está a comunicação interna, principalmente em alguns segmentos que contam com uma velocidade de informações, como é o caso das empresas que atuam com SaaS, que precisa de processos ágeis e eficazes quando o assunto é manter seus colaboradores envolvidos e atualizados sobre os updates dos projetos, visando manter clientes satisfeitos sobre a evolução de seus produtos e serviços.

Criar uma linha de comunicação eficaz e concisa mesmo à distância é fundamental para a sustentabilidade do negócio como um todo. Apesar de essa realidade ser nova para muitos negócios, é preciso rapidez ao adotar mecanismos tecnológicos de gestão remota, principalmente quando o objetivo é ter um time de sucesso.

Changelog: a melhor ferramenta para manter seu time conectado

Para evitar contratempos ou ruídos na comunicação entre os colaboradores, muitas empresas têm adotado a solução changelog, sistema que agiliza e sustenta todo o processo de comunicação entre as equipes, permitindo o compartilhamento de atualizações de notas de versões internas, podendo segmentar de acordo com diferentes usuários e interesses - marketing, comercial, área técnica e líderes da empresa.

De forma simples e rápida, a Changelogfy é hoje uma opção de ferramenta de integração, que, aliada ao sistema Slack, ajuda a dividir e integrar todas as ações da equipe, no caso, sempre que alguém alterar, atualizar ou iniciar um novo projeto, automaticamente as partes interessadas serão notificadas e poderão agir simultaneamente na evolução do projeto, o que garantirá um maior engajamento, inclusive em um ambiente remoto.

Sobre a Changelogfy

C:\Users\Cidoka\AppData\Local\Microsoft\Windows\INetCache\Content.Word\4.png

A Changelogfy é um completo sistema que promove uma melhor experiência dos usuários com o seu produto e/ou serviço SaaS, pois a ferramenta ajuda a manter uma comunicação sempre ativa, de forma simples e eficaz. A ferramenta permite que você mantenha seu usuário atualizado sobre o trabalho da sua equipe, estreitando a relação e, assim, deixando-os sempre por perto, fator importante na retenção de clientes. Além disso, a cada atualização de versão e notas do produto, é possível obter relatórios de reações e feedbacks, uma eficaz informação para que sua equipe tenha dados capazes de criar um mapa comportamental desde os clientes que mais interagem aos inativos, reduzindo a rotatividade de cancelamentos.

Já tem um changelog? Conecte-se com sua equipe e clientes de forma rápida e fácil. Crie seu changelog gratuitamente agora.

Gostou do artigo! Comente ;)