O que é marketing de produto?

O que é marketing de produto?

Como já dizia um dos principais nomes do mundo do marketing, Philip Kotler:

“conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que manter um atual”.

E, quando falamos da importante tarefa – a de manter os clientes engajados com o produto e/ou serviço SaaS -, o marketing de produto cumpre um papel fundamental, sendo uma das principais vertentes do marketing.

Claro que é essencial ter ações contínuas visando sempre conquistar novos leads, porém, como já falamos algumas vezes por aqui – veja em ‘Como aumentar o engajamento de usuários no seu produto’ -, é muito importante investir na retenção dos seus clientes atuais, principalmente os do universo SaaS, onde a atuação se limita a um fórum online.

Mas, afinal, o que é marketing de produto e como ele pode ajudá-lo no seu negócio? De uma forma sucinta, é uma área que atua desde o desenvolvimento ao lançamento da marca/produto/serviço, fazendo um elo entre as equipes de produtos, vendas e marketing de relacionamento, esta última responsável por apresentar e engajar os clientes com ações pós-vendas, ou seja, acompanhando a evolução e demanda do mercado.

Veja 3 objetivos para uma estratégia de SaaS Product Marketing eficiente:

1. Apresentar os diferenciais do produto

O primeiro papel do marketing de produto é mapear os clientes-alvos e, com isso, desenhar um produto/serviço de acordo com as necessidades desse mercado. Mas, isso é só o começo. O marketing de produto visa apresentar, ensinar e fazer com que os clientes se envolvam com o produto, e, para isso, precisa ser eficaz ao destacar os diferenciais do mesmo, criando no consumidor a percepção de valor. Antes do lançamento, o profissional deve se perguntar:

‘como esse produto/serviço pode interagir efetivamente no dia a dia do meu consumidor?’.


2. Usuários envolvidos:

No segmento SaaS o sucesso do negócio está em manter o cliente atualizado, incentivando sua participação e escutando seus feedbacks. Nesse sentido, o changelogfy é uma ótima ferramenta utilizada por muitos profissionais de marketing de produto, pois os ajuda a conhecer os usuários, entender suas principais expectativas e reações. Formas tradicionais de comunicação como e-mail, mala direta, torpedo ou mesmo blogs de conteúdos são importantes, mas, nada aproxima mais os clientes do que uma ‘conversa’ personalizada. O Changelogfy atua nesse nicho, possibilitando que você compartilhe de forma inteligente as informações, melhorando a experiência e, consequentemente, o crescimento contínuo do engajamento.

3. Embaixadores da marca


Faça o cliente se sentir valorizado. Uma comunicação assertiva adotada pelo marketing de produtos está na equação ‘ser ouvido e ouvir’. Se o consumidor tem a percepção que representa um papel relevante no desenvolvimento e evolução do produto e/ou serviço cria um laço com a marca que vai além do valor pago mensalmente, ele se torna um embaixador da marca, onde a indica para outras pessoas, no famoso marketing ‘boca a boca’. A Changelogfy permite que você estreite a relação com seus usuários e, assim, conquiste a lealdade deles, fator importante na retenção de consumidores. E, não se esqueça: esteja sempre conectado com seus clientes! Gostou do assunto? Clique aqui e receba mais informações sobre a Changelogfy. Crie agora mesmo seu changelog gratuitamente.