Opinião do cliente: como usar para direcionar o seu produto e/ou serviço SaaS?

Opinião do cliente: como usar para direcionar o seu produto e/ou serviço SaaS?

É verdade que ultimamente estamos falando muito sobre a relação cliente-produto, mas isso tem uma explicação bem simples: ele é quem paga as contas. Então, nosso objetivo é trazer ferramentas e conhecimentos pertinentes com o objetivo de te ajudar a manter um negócio sustentável e sempre alinhado à atual demanda do mercado, que impulsiona o usuário no topo das prioridades.

Nesse artigo vamos destacar um passo a passo sobre como usar a opinião dos seus cliente no direcionamento do seu produto e/ou serviço SaaS, trazendo inteligência e estratégia no planejamento do negócio a curto, médio e longo prazos. Boa leitura!

1. Pare e escute

Ter um atendimento assertivo vai muito além de simplesmente perguntar ‘como posso ajudar’. A forma como interage é fator determinante se o assunto é transformar o usuário em um defensor da sua marca, ou seja, a pessoa que, além de consumir seus produtos, divulga e gera novos leads. O quanto seus colaboradores se dedicam para ouvir a opinião do consumidor? Isso tem se tornado um divisor de águas entre ter sucesso ou fracassar, e, nos negócios do universo SaaS não é diferente.

2. Degustação gratuita

Ficar descrevendo por horas sobre as inúmeras possibilidades e benefícios que seu projeto oferece para alguém pode não gerar o mesmo resultado do que disponibilizar um ‘test-drive’ do software por um período determinado, gratuitamente. Essa é uma estratégia de prospecção muito eficiente e que, além de conquistar novos usuários, pode te ajudar a testar projetos pilotos junto a um determinado grupo ou mesmo como uma forma de ter um feedback rápido e assertivo no pré-lançamento de futuros projetos.

3. Invista na opinião do cliente

O mercado conta com diferentes ferramentas para ajudar nessa aproximação junto aos usuários, desde pesquisa, avaliações, aplicativos e softwares, como, por exemplo, criar um changelog, que oferece relatórios em tempo real com as opiniões de todos os clientes ou grupos de usuários, permitindo ranquear e, consequentemente, personalizar sua comunicação e ‘menu’ de projetos, otimizando, assim, suas vendas. O software proporciona ainda personalizar as notificações, criando públicos semelhantes, o que ajuda a mapear as reações e emoções – emojis. Nem precisamos dizer o quanto isso é um diferencial no momento de conversar com seu público, não é mesmo?

4. Personalize seus projetos

A essa altura você já entendeu o quanto é importante aprender a ouvir e sistematizar as opiniões dos usuários. A partir de agora é saber como usar essas informações no direcionamento do seu negócio. Em outras palavras entregar ao cliente um produto e/ou serviço flexível e que se encaixe às suas necessidades. Sabemos que é impossível agradar a ‘gregos e troianos’, por isso, é importante quantificar e qualificar seu target, investindo em suas preferências e demandas, o que possibilita oferecer soluções práticas e eficientes.

Tudo isso vai indicar se está no caminho certo ou mesmo traçar os próximos passos para fidelizar e conquistar novos leads.

Deixe a Changelogfy te ajudar!

A Changelogfy é um completo sistema que promove uma melhor experiência dos usuários com o seu produto e/ou serviço SaaS, pois a ferramenta ajuda a manter uma comunicação sempre ativa, de forma simples e eficaz. O software permite ainda que você mantenha seu usuário atualizado sobre o trabalho da sua equipe, estreitando a relação e, assim, deixando-os sempre por perto, fator importante na retenção de clientes. Além disso, a cada atualização de versão e notas do produto, é possível obter relatórios de reações e feedbacks, uma eficaz informação para que sua equipe tenha dados capazes de criar um mapa comportamental desde os clientes que mais interagem aos inativos, reduzindo a rotatividade de cancelamentos.

Já tem um changelog? Conecte-se com sua equipe e clientes de forma rápida e fácil. Crie seu changelog gratuitamente agora.

Como podemos te ajudar?! Comente aqui ;)