Tecnologia: Como reter clientes e crescer a longo prazo

Tecnologia: Como reter clientes e crescer a longo prazo

A cada ano o setor tecnológico conta com novas soluções para alavancar a presença de empresas e produtos junto aos seus usuários e, isso, tem gerado um mercado cada vez mais competitivo, no qual os players não medem esforços na conquista de novos clientes. Nesta corrida por aumentar sua base de leads, uma métrica acaba ficando em segundo plano, no entanto, representa um papel fundamental no crescimento da empresa: a retenção dos clientes atuais. Identificar, mensurar sua satisfação e engajamento e investir em ações para fidelizar é essencial para o crescimento sustentável de um negócio.

É necessário direcionar esforços visando conhecer melhor seu nicho de atuação, os avanços tecnológicos e o público-alvo. Uma maneira eficaz quando o assunto é adquirir, conversar e fidelizar novos e atuais leads, construindo a partir daí uma longa e sólida relação. Como já falamos aqui, sobre a importância de buscar alternativas para se destacar dos concorrentes, ainda mais se atua no mercado competitivo SaaS - veja como diferenciar seus produtos SaaS.

Mas, o que motiva um cliente a continuar realizando negócios com você?

Relacionamento participativo

Uma relação onde todos têm voz ativa. Este ponto é essencial no primeiro passo para manter seus usuários. Você pode até encantá-los e trazê-los para sua empresa, porém, os motivos pelos os quais eles decidiram fazer negócio com sua empresa podem mudar. A ordem da vez é conheça-os e saiba como continuar oferecendo facilidades que agreguem valor ao seu dia a dia. Para isso, adapte-se às suas necessidades, crie um canal de comunicação interativo e permanente, onde eles possam ser atualizados e opinar nos processos dos seus produtos, e, assim, se sintam prestigiados e importantes.

Aumente o engajamento com o seu usuário

Uma solução inteligente para manter o envolvimento com os usuários é usar o changelog, como o Changelogfy, uma plataforma que possibilita que você compartilhe de forma fácil e ágil as últimas notícias e versões do seu produto com os usuários, melhorando a experiência e, consequentemente, o crescimento contínuo do engajamento.

Nesta ferramenta de notas de versão de software e produto, é possível criar um feed de notícias personalizado e acompanhar as reações dos usuários, o que possibilita analisar e segmentar o conteúdo. O Changelogfy é um aliado na retenção de seus usuários, para que recebam de forma assertiva as últimas notícias e atualizações do seu produto.

Invista no seu público-alvo

Sair disparando para tudo que é canto não é, definitivamente, a melhor estratégia na importante tarefa de manter um negócio sólido. Supere as expectativas dos seus clientes e crie um plano de relacionamento de retenção e fidelização. Na Changelogfy é possível obter relatórios de reações e feedbacks, uma eficaz ferramenta para que sua equipe tenha dados capazes de criar um mapa comportamental desde os clientes que mais interagem aos inativos, podendo desenhar um plano de ação para engajar eles de forma diferenciada.

Para os que apresentam uma baixa taxa de envolvimento, poderá criar ações com vantagens especiais, por exemplo. Já os que podemos dizer que são os ‘embaixadores da marca’ poderá oferecer atrativos para indicações de novos leads.

Enfim, o importante é entender que a retenção de cliente merece um cuidado especial para quem deseja alcançar o sucesso.

Gostou? Compartilha