Usuários SaaS: o ‘termômetro’ do seu negócio

Usuários SaaS: o ‘termômetro’ do seu negócio

Diferente de alguns setores, o caminho para conquistar e manter um cliente SaaS envolvido é mais longo e exige um constante, quando não cirúrgico, acompanhamento e análise  da sua experiência de usabilidade. Isso torna o processo de venda SaaS mais estratégico e  complexo, uma vez que esse usuário conta com diferentes ofertas que proporcionam soluções práticas e efetivas nas suas demandas atuais.

Por isso, além de muita pesquisa e agilidade para adaptar os projetos de acordo com as necessidades desses consumidores, é preciso ir além e surpreendê-los. Mas, como!? Acompanhe nosso artigo da semana e descubra algumas dicas eficazes para manter seu cliente SaaS sempre engajado e alavancar suas vendas. Boa leitura!

Mantenha o ‘papo em dia’

Sim, é fundamental colocar metas para a equipe manter essa relação sempre ‘quente’ e o papo em dia com o cliente, afinal, como já falamos aqui algumas vezes (leia mais “Feedback: Why should I listen to my customer?”), o feedback sobre seus produtos e/ou serviços SaaS é estratégico no momento de fazer atualizações ou programar novos projetos. Invista na opinião dos seus clientes!

Gestão ‘participativa’

Não queremos que você decida cada passo da sua empresa em uma reunião coletiva com todos os seus consumidores, mas, quando se trata de oferecer um produto e/ou serviço SaaS que faça a diferença nos processos atuais do seu cliente-alvo é ele quem vai dar o direcionamento do que é preciso ou não para alavancar  suas vendas. Para isso, você pode usar diferentes plataformas de comunicação, sendo um dos caminhos mais utilizados quando o assunto é SaaS é criar um changelog, que permite uma troca em tempo real de atualizações de versão e notas, além de mostrar ao cliente a implementação dos feedbacks emitidos, uma forma de demonstrar a importância que a opinião dele tem para o negócio, assim trazê-lo para mais perto da empresa.

Coloque em prática

Por falar em feedback, as vantagens em ter um changelog vão muito além de agilizar esse processo de comunicação entre sua equipe de desenvolvimento e seus consumidores. Entre outros recursos, o sistema mantem um relatório de reações dos usuários em relação à experiência de usabilidade com os lançamentos ou atualizações, ou seja, a partir do momento que você obtiver essas informações e coloca-las em prática, isso será um grande diferencial de mercado, ainda mais em um setor que a concorrência está sempre batendo à nossa porta. Em outras palavras, a equipe poderá construir de forma mais sistemática um plano estratégico de como aumentar o envolvimento da sua base de consumidores e, assim, melhorar a performance dos produtos e/ou serviços.

Deixe a Changelogfy te ajudar!

A Changelogfy é um completo sistema que promove uma melhor experiência dos usuários com o seu produto e/ou serviço SaaS, pois a ferramenta ajuda a manter uma comunicação sempre ativa, de forma simples e eficaz. O software permite ainda que você mantenha seu usuário atualizado sobre o trabalho da sua equipe, estreitando a relação e, assim, deixando-os sempre por perto, fator importante na retenção de clientes. Além disso, a cada atualização de versão e notas do produto, é possível obter relatórios de reações e feedbacks, uma eficaz informação para que sua equipe tenha dados capazes de criar um mapa comportamental desde os clientes que mais interagem aos inativos, reduzindo a rotatividade de cancelamentos.

Já tem um changelog? Conecte-se com sua equipe e clientes de forma rápida e fácil. Crie seu changelog gratuitamente agora.

Como podemos te ajudar?! Comente aqui ;)